Uma Pausa para Liberdade! – Semana Mundial do Brincar

Gente!

Chegou a semana mais legal que tem, a Semana Mundial do Brincar! E eu aqui decidindo sobre o que gostaria de dizer sobre esse tema, passei a semana pensando em sites legais sobre desenvolvimento infantil, sobre filmes maravilhosos como Tarja Branca que falam lindamente sobre esse tema, sobre como brincar, o que é o brincar, grandes pesquisadores do brincar e pensei tanto, tanto que esqueci de brincar a respeito disso…rs.

Pois é, foi então que me veio a ideia…a liberdade.

Meninos Brincando óleo sobre tela, 1955, 60 x 72.5 cm.

Estamos em um período difícil nesse mundinho nosso…muitos conflitos, crises econômicas, crises emocionais, falta de saúde e educação, a natureza sofre e nós paramos de brincar com as coisas. Você já se sentiu sufocado por sua rotina, ou já teve a dúvida cruel de ter se tornado um adulto chato, como aqueles que você caçoava na infância? Se tem uma coisa que eu jurei um dia nunca ser, é isso…uma adulta que não sabe mais brincar, e por quê? Porque me tira a liberdade e essa tal de liberdade que se fala tanto, para mim é um grande brincar de tudo.

E você pensa: mas como assim, brincar? Adulto brinca? E te vem aquele constrangimento no peito só de pensar em pular, correr e se requebrar. Mas gente! Não precisa ser assim, adulto pode brincar, porque brincar é a liberdade de fazer as coisas se divertindo (Ah! E mesmo as chatas como fila de banco, viu!).

2341

Você pode ser o que quiser dentro de você, se for verdadeiro. E assim você vai brincar sem nem perceber. Mas, a verdade é que eu me cocei e vou ter que falar: correr, pular e se requebrar é super divertido também! Tenta fazer isso ao invés dessa brincadeira de adulto de ver filme sentado, tomar alguma coisa ou comer e ficar sentado conversando, você logo vê que seu corpo sorri. 🙂

“O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade.”

Simone de Beauvoir

Para mim brincar é a principal ferramenta de nos aproximarmos de nós mesmos. A interação com o outro, se deixar ser outra coisa, abrir mão ou permitir algo em si, uma pequena transformação. Deixar que isso venha com calma ou as vezes até de uma vez, mas quando brincar ser inteiro, ser presente, ser a verdade do nosso coração humano com H, já que fomos criados por uma brincadeira do Universo, à imagem brincante dele, para nada mais que brincar.

Fica a dica: #brinquemais

*Imagens de Portinari

Anúncios

Um comentário sobre “Uma Pausa para Liberdade! – Semana Mundial do Brincar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s